Lucro da Tesla cai à medida que Musk liga seu futuro aos robotaxis atrasado
A Tesla reportou mais um trimestre de lucro decepcionante e adiou a tão esperada revelação dos táxis autônomos, fazendo com que as ações voláteis da montadora despencassem nas primeiras negociações desta quarta-feira (24).
Os lucros ajustados caíram para 52 centavos por ação nos três meses encerrados em junho, perdendo as estimativas pelo quarto trimestre consecutivo. O CEO Elon Musk confirmou que a empresa vai adiar um evento que mostraria protótipos de robotaxis em cerca de dois meses, para outubro, confirmando um relatório anterior da Bloomberg News.
As ações da Tesla caíam 12% às 11h50 desta quarta em Nova York. Os papeis haviam subido desde o último relatório de lucros da empresa, recuperando-se totalmente de uma queda de mais de 40% no ano.
O sentimento havia melhorado para a Tesla após um início de ano tumultuado. A empresa perdeu as expectativas de vendas de veículos pela maior margem de todos os tempos no primeiro trimestre, levando a demissões em massa. Musk respondeu falando sobre o trabalho que a Tesla tem feito há anos em direção autônoma e inteligência artificial, e as ações dispararam.
“O valor da Tesla é, esmagadoramente, autonomia. Essas outras coisas são insignificantes em comparação com a autonomia,” disse Musk na terça-feira (23), novamente instando qualquer um que discorde a vender as ações.
A fabricante de carros elétricos agora vai revelar os robotaxis em 10 de outubro, e os carros mostrados serão apenas protótipos. Modelos mais acessíveis que poderiam impulsionar as vendas não entrarão em produção até o primeiro semestre do próximo ano, no mínimo. Uma fábrica planejada no México está em pausa até depois da eleição presidencial dos EUA em novembro, e um robô humanoide que Musk prevê que fará o valor da Tesla disparar não começará a ser vendido até algum momento em 2026.
Essa combinação de prazos deixa os investidores em uma espécie de espera enquanto a produção e as vendas de carros da Tesla diminuem. O maior vendedor mundial de veículos elétricos a bateria está bem abaixo do ritmo de 1,8 milhão de entregas do ano passado e reiterou que o crescimento do volume será “notavelmente menor” em 2024.
“A história aqui é sobre o que está por vir,” disse Gene Munster, sócio-gerente da Deepwater Asset Management.
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Embora o lucro tenha caído pelo terceiro trimestre consecutivo, a receita superou as expectativas, subindo para um recorde de US$ 25,5 bilhões. O ganho surpresa foi impulsionado pelo crescimento nos negócios de geração e armazenamento de energia da empresa, bem como por US$ 890 milhões em vendas de créditos regulatórios para montadoras que precisam da ajuda da Tesla para atender aos requisitos de emissões.
A margem bruta automotiva da Tesla, excluindo os créditos regulatórios — uma métrica observada de perto — caiu para 14,6% no segundo trimestre, de 16,4% nos primeiros três meses do ano. Essa queda reflete a diminuição das vendas e preços de veículos, os gastos crescentes com IA e outros projetos, e os custos de reestruturação com cortes de empregos em massa. A Tesla reconheceu US$ 583 milhões em despesas com demissões de funcionários que foram “substancialmente pagas durante o trimestre,” de acordo com um documento regulatório.
Musk disse que a Tesla fabricará novos carros de menor custo em sua fábrica em Austin a partir do primeiro semestre do próximo ano. A empresa também fabricará tanto o robotaxi — que Munster espera estar pronto apenas em 2026 ou 2027 — quanto o robô Optimus no Texas.
A companhia tem adiado os planos anunciados anteriormente de construir uma fábrica no México e vai adiar a decisão sobre essa planta até depois da eleição nos EUA. O candidato republicano Donald Trump, que Musk apoiou, tem repetidamente ameaçado impor tarifas sobre produtos fabricados no México.
“Trump disse que vai impor tarifas pesadas aos veículos produzidos no México, então não faz sentido investir muito no México se isso vai acontecer”
Musk endossou formalmente Trump depois que o ex-presidente foi baleado durante um comício de campanha na Pensilvânia no início deste mês, e está envolvido com o America PAC, um comitê de ação política que apoia Trump. Durante a teleconferência de resultados da Tesla, Musk minimizou o risco que Trump pode representar para os negócios da Tesla.
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O CEO disse que, se Trump voltar à Casa Branca e acabar com os subsídios inseridos no Ato de Redução da Inflação, isso seria devastador para os concorrentes e impactaria a Tesla “ligeiramente.” No longo prazo, ele disse que isso pode realmente ajudar a Tesla.
“Nós sabíamos que o negócio básico de carros da Tesla estava lutando e esperamos que os números de Wall Street caiam após os resultados,” escreveu Jeff Osborne, analista do TD Cowen com uma classificação de manutenção das ações, em um relatório para clientes.
“Dado o ciclo de hype nas últimas semanas em torno da IA, esperamos que as ações revertam o recente rali, já que nada de novo foi oferecido em relação ao progresso com a IA.”
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