Entenda como funciona a conta salário
Já falamos aqui no blog sobre como as instituições financeiras precisaram se reinventar para aproximar o relacionamento com o mercado. Seja com pessoas físicas ou jurídicas, um dos grandes desafios é oferecer produtos e serviços que façam sentido e, além disso, tenham bom custo-benefício.
Uma das soluções que foi pensada e desenvolvida exatamente com estes objetivos é a conta salário. Ela atende uma necessidade atual das empresas para realizar pagamento de salários e, do outro lado, oferece benefícios para os colaboradores.
No entanto, muitas pessoas ainda não utilizam essa modalidade porque não compreendem seu funcionamento e, assim, têm dúvidas. Por isso, nós reunimos tudo que você precisa saber sobre a conta salário neste post: continue a leitura e saiba mais!
O que é a conta salário?
De forma simples, a conta salário é uma modalidade oferecida pelos bancos e cooperativas que tem como principal finalidade o recebimento do pagamento do funcionário. Além da remuneração mensal, ela também pode ser usada para receber aposentadoria (exceto INSS), pensões e outros tipos de vencimentos.
Essa modalidade de conta é similar à conta–corrente, porém, é isenta de taxas e limitada aos serviços liberados na cesta salário.
Fique atento: você pode ter uma conta-corrente normal e receber seu salário nela, no entanto, isso não a configura como conta salário. É preciso fazer a abertura de conta direto nessa modalidade.
Como a conta salário funciona?
O funcionamento dessa modalidade tem diferenças em todo processo, desde a abertura até a utilização.
Antes de mais nada, é preciso saber que a conta salário só pode ser aberta pela empresa empregadora. No entanto, fique tranquilo: a titularidade é do colaborador.
Com a abertura de conta finalizada, é preciso informar à empresa os dados para que ela possa, de forma automatizada, fazer o depósito do salário mensalmente nesta conta.
A instituição financeira escolhida entregará o cartão de débito da conta para que o colaborador possa fazer as movimentações.
Caso o vínculo empregatício termine, a conta também será finalizada. O encerramento é feito após um período sem saldo e movimentação ou por meio da solicitação feita pelo empregador.
Quais as diferenças entre conta salário e conta corrente comum?
Como vimos, a conta salário é usada pelos empregadores para o pagamento da remuneração de seus colaboradores, sem gerar custos para a empresa ou para os trabalhadores.
Porém, antes de optar por esse serviço, é importante conhecer quais são as principais diferenças em relação à conta-corrente comum. Confira:
- A conta salário geralmente oferece somente cartão na modalidade de débito. A conta-corrente, por sua vez, dá a opção para que você possa ativar as duas modalidades (débito e crédito);
- A conta salário não oferece meios de pagamento como cheque e limite de cheque-especial;
- A conta salário pode ser usada apenas para um vínculo empregatício. Já a conta-corrente aceita depósitos e transferências de diferentes fontes;
- As duas contas permitem transações básicas, como saques, transferências, saques e recarga de celular. Pode ser que essas transações sejam limitadas em quantidades durante o mês;
- A conta salário não possui taxas, enquanto a conta-corrente pode ter cobrança de tarifas de manutenção ou para a realização de serviços;
- Na conta-corrente, quem faz a abertura e o encerramento da conta é o próprio titular, diferentemente da conta-salário, em que o empregador é responsável por essa tarefa.
Quais as vantagens e desvantagens da conta salário?
Assim como qualquer outra modalidade, esse tipo de conta tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante conhecer bem seu funcionamento.
Entre as principais vantagens, podemos destacar a isenção de tarifas, a facilidade no processo de abertura da conta e a disponibilização de transações básicas que facilitam o dia a dia do colaborador.
Outra vantagem bastante importante é a portabilidade de salário. Esse recurso consiste na transferência automática do valor que é depositado pela empresa na conta salário para outra conta-corrente de mesmo nome do titular. Nesse formato, a conta salário fica como uma conta “transitória”.
O colaborador não é cobrado por esse serviço, devendo apenas informar à instituição financeira que deseja fazer a portabilidade. Vale também lembrar que a portabilidade pode ser feita tanto em contas do mesmo banco ou cooperativa, quanto de instituições distintas.
Por exemplo: se você tem uma conta salário em uma instituição financeira do mercado e é um associado Cresol, você pode solicitar a portabilidade para a sua conta na cooperativa. O valor é transferido automaticamente, no mesmo dia.
Esse tipo de conta também tem algumas desvantagens: a limitação do número de transações, assim como não é possível solicitar acesso a outras soluções financeiras da instituição, como crédito.
Como abrir uma conta salário e quais documentos são necessários?
Nós já comentamos que a abertura da conta deve ser solicitada pelo empregador. É a empresa que formaliza o vínculo com o banco ou cooperativa para que o funcionário possa ter a sua conta. Depois da realização do convênio, o processo pode ser feito pelo colaborador.
Assim, mediante a apresentação de um documento disponibilizado pela empresa, juntamente com seus documentos pessoais e comprovante de residência, o funcionário já pode solicitar a abertura da sua conta na instituição financeira indicada pela empresa.
Vale lembrar que essa declaração é muito importante, pois é ela que registra que a pessoa trabalha na organização e, portanto, receberá sua remuneração.
Outra informação que você deve saber é que a companhia não é obrigada a oferecer esse tipo de conta para suas equipes. Nesse caso, empregador e funcionário devem combinar qual a melhor forma para fazer os pagamentos.
A Cresol apoio o empreendedor
Tendo os princípios do cooperativismo como base de atuação, a Cresol é a parceira ideal de empreendedores e colaboradores com soluções financeiras completas e pensadas para facilitar a vida de todos.
Para a empresa, além da conta para o colaborador – que permite uma gestão da folha de pagamento automatizada, centralizada e ágil -, a Cresol também oferece aplicações, linhas de crédito, seguros, consórcios, cobrança bancária, entre outros.
Entre em contato com a agência mais próxima e saiba mais sobre como a Cresol pode ajudar sua empresa a fazer a gestão financeira de maneira descomplicada e do seu jeito.
Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog. As publicações são pensadas para ajudar você a ter mais facilidade e tranquilidade no seu dia a dia.
CÒDIGO DE CONVITE: 199695017