Início Trump sofre atentado a tiros e é retirado de comício com sangue na orelha direit

Trump sofre atentado a tiros e é retirado de comício com sangue na orelha direit

Donald Trump foi alvejado durante um comício em Butler, Pensilvânia, neste sábado (13).

O ex-presidente discursava, quando foram ouvidos barulhos de tiros, às 17h13. Nesse momento, Trump coloca a mão sobre a orelha direita e se abaixa no púlpito para se proteger. Agentes do Serviço Secreto correm ao palco para fazer a cobertura.

Escoltam, então, Trump para fora da arena, enquanto sua orelha esquerda sangra, atingida de raspão pelo projétil.

Donald Trump se protege com a orelha ferida, protegido por agentes do Serviço Secreto. Foto: Bloomberg

Ao ser retirado do local, ergueu o punho cerrado, saudando o público.

O candidato republicano foi levado a um hospital e passa bem, comunicou sua assessoria.

“O Presidente Trump agradece às forças de segurança e aos socorristas por sua rápida ação durante este ato hediondo”, disse o porta-voz de Trump, Stephen Cheung. “Ele está bem e está sendo examinado em um hospital local. Mais detalhes serão divulgados.”

Trump é retirado do palco. Foto: Bloomberg

O atirador está morto, um espectador no comício também morreu e uma terceira pessoa está em estado crítico, disse o promotor de Butler. Ele também afirmou à CNN que o atirador estava fora do local do evento.

Trump sofreu um forte sangramento, segundo uma pessoa familiarizada com sua condição. E o atirador foi morto pelos agentes do Serviço Secreto imediatamente após os disparos.

Joe Biden, adversário de Trump na corrida presidencial, solidarizou-se no X: “Estou grato em saber que ele está seguro e passando bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos os que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações.”

Mais tarde, disse que esperava falar com Trump ainda na noite de sábado. Sua campanha suspendeu todos os anúncios.

Barack Obama também postou: “Não há absolutamente nenhum lugar para a violência política em nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos devemos nos sentir aliviados por o ex-presidente Trump não ter se ferido gravemente e usar este momento para nos comprometermos novamente com a civilidade e o respeito em nossa política. Michelle e eu estamos desejando a ele uma rápida recuperação.”

Diversos líderes globais enviaram mensagens. Lula disse no X: “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.”